A resposta é sim! Se você presta algum tipo de serviço para um público específico, é claro que você precisa se tornar “achável” no mundo online. Atualmente as redes sociais são excelentes formas de alcançar esse público, mas como convencê-los a contratar o seu serviço se as informações que você passa vão se perdendo pela timeline da sua mídia social? A resposta é simples: através de um site. Quando você tem um site, você tem um lugar confiável onde o seu cliente possa olhar e entender o tipo de profissional que você é, os serviços exatos que você presta, sua experiência, formas de contratação e as formas que você aceita de pagamentos, onde você se localiza, etc.
Veja aqui algumas atividades e como você pode trabalhar o conteúdo do site na sua profissão:
Profissionais da saúde, como médicos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e educadores físicos (Personal Trainer).
Esses profissionais podem usar as suas redes sociais para divulgar os seus serviços, mas é no site que o seu futuro paciente/cliente irá ter as suas referências diretas e confiáveis. No site que o paciente/cliente poderá ver informações importantes para a sua tomada de decisão, tais como: Formas de pagamento, endereço, horários disponíveis, etc. Se você conseguir escrever periodicamente um blog sobre a sua especialidade, melhor ainda.
Corretores de imóveis, de planos de saúde, vendedores autônomos, consultores e coaches.
Esses profissionais, além de deixar claro sua competência profissional no seu site, precisam de um canal direto com os seus clientes para facilitar e tirar algumas dúvidas prévias. Podem utilizar ferramentas web para padronizar algum cálculo de relacionado aos seus planos de saúde ou cálculos de financiamento, e-books explicativos, agenda de eventos e palestras, uma área de depoimentos é também bem interessante.
Arquitetos, designers de interiores, artistas, ilustradores, designers gráficos, web designers e fotógrafos.
Aqui a grande jogada é o portfólio. Não tem jeito, o que o seu cliente irá querer ver no seu site é a qualidade dos seus trabalhos. Um portfólio bem estruturado e facilmente acessível com certeza será o ponto crucial entre receber um pedido de orçamento ou não.
Advogados, contadores e despachantes.
Com certeza muita gente precisa ou já precisou desses profissionais e fica com receio de contratar pela internet. Um site com a imagem real do profissional, suas especialidades e sua experiência de trabalho irá favorecer um contato direto para a execução de um serviço. Um blog para mostrar sua expertise nesses assuntos também ajuda muito.
Conclusão: Sou autônomo sim, mas sou profissional! E o meu site é a prova disso.
Sempre gosto de fazer a seguinte comparação: As redes sociais são como “vendedores e/ou divulgadores ambulantes” do seu negócio, mas quem é a referência confiável é o site. Lá é a sua “loja” e seus “vendedores ambulantes” devem levar seus clientes para lá. Conforme essa convergência acontece, suas chances de fechar um negócio aumentam muito. Por isso, pesquise e estruture bem a sua “vida profissional on-line”. Cada profissional tem uma necessidade específica que deve ser atendida pela agência web que for contratada, mas a ideia é que o site inicie e nunca acabe, só quando o profissional se aposentar.