O que é preciso para ter um site

O que é preciso para ter um site?

Basicamente para se ter um site você precisa pensar em 4 coisas: Infraestrutura, Conteúdo, Desenvolvimento e Manutenção.

Infraestrutura

Escolher o domínio

O Domínio nada mais é do que o endereço que as pessoas vão digitar em seus navegadores web para acessar seu site. Esse endereço é único, nenhum outro site vai ter o mesmo endereço, por isso pode ocorrer que outra pessoa ou empresa já esteja utilizando o endereço desejado.

Como saber se o domínio está disponível?

Isso depende do tipo de domínio. Caso você queira um domínio nacional, com o final .br, essa verificação é feita no site registro.br. Estando disponível, o domínio pode ser reservado direto no site do registro.br. Caso o domínio seja internacional, com o final .com .net, essa verificação é feita no site enom.com, estando disponível você pode reserva direto no site do enom.com.

O domínio tem em média o valor de R$40 a R$60 anual

Contratar a hospedagem

A hospedagem é o local onde os arquivos do site serão armazenados e estarão disponíveis constantemente, ou seja, os serviços de hospedagem possibilitam que seu site seja visualizado 24 horas por dia em todo o mundo.

Para que o domínio aponte para o servidor de hospedagem é necessário efetuar a configuração do DNS, para isso o servidor de hospedagem fornece dois endereços DNS que devem ser inseridos junto ao domínio.

Conteúdo

Organizar a estrutura do seu site

Para entender melhor a organização do conteúdo do seu site desenhe um organograma, pense no que você quer que apareça na Home, quais serão os links principais, os sublinks e como eles podem ser interligados. Dessa forma você terá uma melhor ideia de quais conteúdos precisa criar.

Montar o conteúdo

Agora que você sabe quais são as páginas e links do seu site comece a criar os textos e imagens necessários para cada uma delas. Um conteúdo de qualidade é um conteúdo bem estruturado. Fuja de textos extensos, tente trabalhar com imagens atraentes e de boa qualidade, estruture palavras-chaves para cada página e as utilize em seus textos.

Desenvolvimento

Criar o layout

Agora que já temos a estrutura do site e o conteúdo em mão, podemos começar a pensar na parte visual do site. Um bom layout depende de um conteúdo bem estruturado.

Nessa etapa são geradas imagens simulando as principais páginas do site, cada uma com seu conteúdo correspondente. Dessa forma se pode ter uma melhor noção de como ficará o visual do site.

Um bom layout pode transformar a imagem da sua empresa, transmitindo credibilidade, confiança e assim atribuindo mais valor agregado.

Codificação do layout

Após o layout aprovado é hora de botar a mão na massa, nesse caso nos códigos hehehe…. Precisamos transformar o layout nos códigos que serão interpretados pelos servidores de hospedagem e navegadores web. Um site bem codificado contribui para melhor ranqueamento nos sites de busca.

Testar

Teste, teste e teste, em todos os navegadores e dispositivos. Veja como o seu site é visualizado no Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari, Opera e até mesmo em celulares. Realize os ajustes necessários caso o seu site não abra perfeitamente em todos eles.

Caso haja formulários no site teste todos para saber se realmente está recebendo todos nos e-mails corretos.

Publicar

Finalmente seu site este pronto então coloque-o no ar e faça mais testes. Ajuste a configuração das páginas para que elas tenham mais visibilidade na internet. A ajuda de um profissional de SEO neste caso é fundamental.

Manutenção

Planejar e executar manutenções

A manutenção é tão importante quanto a criação, pois é ela que vai manter as informações atualizadas. Não adianta possuir um site com produtos fora de linha, valores desatualizados, notícias e/ou divulgação de eventos de anos atrás, além de um design antigo.

Outro ponto importante da manutenção é saber se a performance do site atende aos padrões mínimos esperados.

Quer saber um pouco mais sobre os tipos de manutenção? Saiba mais neste outro post: Quais os tipos de manutenções que o web site da minha empresa precisa?

Gerar conteúdo relevante

Um site estático onde não é gerado nenhum conteúdo novo não chama atenção nem dos clientes nem dos sites de busca perdendo gradativamente colocação na internet.

É importante gerar conteúdo relevante para seu site, pode ser em formato de blog, portfólio de serviços até mesmo páginas promocionais. Isso gera fluxo de acesso para seu site, quanto mais pessoas vendo seu site mais chances de conseguir novos negócios.

Desenvolva um planejamento e priorize atualizações periódicas. Crie, no mínimo, um conteúdo novo por mês.

Divulgar

Crie um plano de mídia para o seu site, crie publicações para redes sociais, invista em links patrocinados, divulgue seus produtos e serviços em sites de parceiros e blogs especializados. Todas estas estratégias vão canalizar mais visitas para o seu site. Como já foi dito antes: com mais acessos você terá mais oportunidades de negócios.

Dica de ouro

Se não entende nada de desenvolvimento de site, precisa confiar em quem está desenvolvendo o seu site. Por isso, contrate uma boa empresa que possa atender bem as suas necessidades.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

E ai, vamos criar um site para sua empresa que de fato funcione?

Endereço

Rua do Rosário, nº 61 – Sala 602 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Email

assys@assys.com.br

Telefone

(21) 3173-4046

Preencha o formulário e nossa equipe vai entrar em contato com você o mais rápido possível.

Menu