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O real valor das imagens para um site empresarial

Sempre quando um site comercial ou empresarial é acessado, o primeiro impacto que é percebido pelo seu cliente/leitor é o visual. Isso mesmo! São as imagens que chamam a atenção em um primeiro momento. Mesmo que você tenha buscado o site através de palavras-chave, ao abrir o site, se o tratamento visual não for esteticamente bonito, funcional e com imagens atraentes, o seu leitor não terá a motivação suficiente para o “leia mais”.

Mas porque somos motivados por imagens e fotografias bem feitas?

Nosso processo de aprendizado é visual! Desde pequenos somos incentivados a relacionar imagens, fotos, ilustrações com textos e nomes, logo, não podemos desprezar essa técnica no mundo digital.

E como uma empresa pode usar imagens e fotografias em seus sites?

Um site deve usar esses elementos visuais para atrair a atenção do seu público-alvo da seguinte forma: sempre tentando ilustrar os seus produtos e serviços da forma mais autêntica possível. Verifique se o seu site tem fotos nítidas, se elas representam seus produtos e/ou serviços e se são originais. Quanto mais originais forem as suas imagens, mais autêntico será o seu site, que é um reflexo digital da sua empresa.

E como eu posso produzir imagens de qualidade para a minha empresa?

Essa pergunta é fácil de responder: Através de fotógrafos competentes.  Muitas vezes, esse processo pode parecer caro para alguns empreendedores, por isso separei algumas dicas de fotógrafos profissionais para tentar baratear esse processo sem perder o profissionalismo nem a qualidade dos seus trabalhos:

  •  Segundo o fotógrafo Leo Almeida, para quem tem loja de roupas, joias, semi-joias, produtos, etc. Uma forma de baratear o custo de produção fotográfica para catálogos e e-commerce é juntar e organizar ao máximo diversas peças em uma mesma  sessão fotográfica. O fotógrafo precisa se deslocar com luzes, acessórios e equipamentos. Fazendo de uma vez é cobrado só uma mão-de-obra.  Se fizer em partes, serão cobradas todas as saídas, tornando dispensioso para o contratante;
  • O Fotógrafo Eduardo Gil explica que a empresa pode contratar modelos fotográficos através de permuta com os produtos da própria empresa;
  • Para a fotógrafa Constança Sabença, o fotógrafo e o cliente devem definir em conjunto uma estratégia de branding visual para o restaurante ou marca. Isso ajuda a entender o público-alvo, qual produto ou comida precisa de uma imagem mais elaborada ou ainda atrair a atenção para pratos que não tem tanta saída, consumo. Desta forma, ao invés de fotografar 30 pratos, é possível eleger quais são os 5 que carregam a assinatura do restaurante, por exemplo. Isto, além de ser um trabalho mais assertivo na visão de marketing, é uma forma de diminuir o investimento porque automaticamente reduz o número de fotos realizadas e pós-produzidas.

E o Google? Ele indexa as imagens em sua busca?

Claro, desde que o seu site escreva as descrições e os textos alternativos de forma correta. O Web Designer deve ter o cuidado de preencher as legendas e as tags específicas no código das imagens para indexar/vincular o texto à imagem. Além disso, em termos de acessibilidade, é fundamental que o profissional que for desenvolver o seu site, explique essa opção para que os deficientes visuais possam literalmente escutar as suas imagens através de aplicativos específicos que leem os textos alternativos, mas isso é papo para outro post.

Imagens boas significam bons negócios!

Por isso, seja qual for o foco do seu negócio, se você vende produto ou serviço em um mundo onde a exigência por qualidade e originalidade é cada vez maior, imagens profissionais são essenciais para o sucesso da sua empresa no mundo digital.

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