Quais os tipos de manutenções que o web site da minha empresa precisa?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A Criação de um web site empresarial ou comercial é apenas o início de um processo de inserção da instituição no mundo digital. E, nos dias atuais, ter um site não é uma escolha para uma empresa, é uma obrigação. Presença on-line é determinante para que o seu negócio se mantenha competitivo.

E quais são as manutenções periódicas que um site precisa para se manter funcionando corretamente?

Sua agência web deve disponibilizar uma consultoria especializada para que a sua empresa conheça as manutenções, atualizações e obrigações que garantam o correto funcionamento do seu site:

Domínio

Registrar o nome do seu site, seja ele .com.br ou .com, .org.br, etc. através de um sistema específico. No caso do Brasil, esse registro acontece através do registro.br . Essa manutenção anual inclui o registro e a configuração de DNS do nome que você escolheu.

Hospedagem

Essa manutenção mensal é literalmente uma hospedagem virtual, onde os arquivos do seu site, banco de dados, as páginas html e até os seus e-mails estarão guardados lá.

Atualização de conteúdo

Sua empresa é dinâmica, logo, seu site também precisa ser. Seu conteúdo on-line deve refletir seus produtos e serviços de forma fiel, e por isso, deve ser atualizado constantemente. A geração de conteúdo, seja ele textos, imagens, vídeos e links é fundamental para a geração de interesse do seu público e o sucesso da sua empresa on-line. Existem várias formas de estruturar estratégias de marketing de conteúdo para o seu site.

Análise e manutenção do SEO (interno)

O conteúdo do site da sua empresa é lido por humanos, que por sua vez, procuram através de ferramentas de busca, tais como: Google, Bing, Yahoo, etc. Logo, você deve preparar os textos, imagens e vídeos para seres humanos e indexá-los a mecanismos de busca.

Ele deve ser estruturado a partir de palavras-chave sempre relacionando o seu produto ou serviço ao conteúdo que está no seu site. Este trabalho consiste em inserir e editar os textos que indexem essas palavras-chave com os mecanismos de busca. Também devem ser inseridas e estruturadas de forma correta tags específicas, textos alternativos das imagens, geração de sitemaps, etc.

Manutenções preventivas de CMS

Muitos sites são desenvolvidos a partir de plataformas estruturadas de gerenciamento de conteúdo, tais como WordPressMagentoJoomlaDrupal, etc. Esses CMS contam com uma comunidade de programadores mundial que desenvolvem de forma continuada essas plataformas. Porém, o lançamento de novas versões podem gerar problemas na hora da atualização do site para a versão mais nova. Uma manutenção preventiva deve ser feita periodicamente para garantir que o seu site continue funcionando corretamente.

Otimização e análise de performance

Essa manutenção é voltada para sites de empresas que buscam velocidade e tempo de resposta para acesso aos seus produtos e serviços. Diversos itens devem ser analisados, tais como:

  • Uma constante verificação e otimização do código, seja no front end quanto no back end. esse tipo de verificação vai desde o javascript até a conexão com banco de dados;
  • Uma análise de performance do serviço de hospedagem, levando em consideração seu processamento e memória sempre buscando o melhor custo x benefício;

Conclusões

Um site é o reflexo da sua empresa no mundo digital. Da mesma forma que você cuida da sua empresa pagando as contas de manutenção de luz, água, aluguel e limpeza deve garantir que o seu site funcione da melhor forma possível para que você consiga usá-lo como uma verdadeira ferramenta de vendas de seus produtos e serviços.

Veja Mais Posts

Obrigado pelo seu cadastro!

 Verifique sua caixa de e-mail, lá você vai encontrar um link para download do nosso E-book! Sorria